Hoje (23/07), as 23h no horário de Brasília, acontecerá a estreia do Tênis nas Olimpíadas de Tóquio 2020. A delegação do Tênis brasileiro teve ótimas surpresas com as classificações de última hora do gaúcho Marcelo Demoliner e das paulistas Luisa Stefani e Laura Pigossi. Com isso, o número de brasileiros no Tênis chega a sete, empatando a maior quantidade de representantes que nosso país já teve, assim como nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. A principal diferença, no entanto, é que nos Jogos Olímpicos de Tóquio o Brasil não terá uma representante na chave feminina de simples, mas terá em todas as outras modalidades.
Chave Masculina
O sorteio das chaves foi realizado na última quarta-feira (21/07) e pode-se dizer que não foi nem um pouco amigável para os brasileiros. Nas simples, Thiago Monteiro, brasileiro com melhor ranking na ATP, fará seu primeiro jogo contra Jan-Lennard Struff e o vencedor deve enfrentar “apenas” Novak Djokovic na segunda rodada. João Menezes, o outro brasileiro na chave de simples, enfrentará Marin Cilic, campeão do US Open em 2014 e atual 36° no ranking da ATP.
Nas duplas masculinas o azar pode ser considerado ainda maior, começando pela desistência de Bruno Soares. O mineiro, atual décimo terceiro colocado no ranking de duplas ia se juntar a Marcelo Melo, que ocupa a 18ª colocação no ranking para formar uma forte dupla, candidata à medalha. No entanto, Bruno teve uma crise de apendicite no caminho para Tóquio, tendo que ser operado com urgência e, assim, cortado dos Jogos Olímpicos. Com isso, Marcelo Demoliner, que faria dupla com Thiago Monteiro, será o novo companheiro de Marcelo Melo e o primeiro confronto da nossa dupla será contra os líderes do ranking mundial, os croatas Pavic e Mektic. O gaúcho de 32 anos é o atual 52° colocado no ranking de duplas da ATP e consegiu sua vaga praticamente uma semana antes do início dos Jogos, após desistências de outros tenistas.
Chave Feminina
De maneira semelhante à forma como Demoliner entrou nos Jogos de Tóquio, as paulistas Luisa Stefani e Laura Pigossi ficaram sabendo de última hora que estavam dentro da chave de duplas femininas para representarem o Brasil. Atual número 23 do ranking de duplas da WTA, Luisa Stefani disse que ficou sem palavras para descrever a emoção sentida ao receber a chamada para as Olimpíadas de Tóquio – a primeira dela. Laura Pigossi é a atual 317ª do ranking de duplas e ocupa a posição 202 no de simples, seu maior foco. No entanto, as brasileiras também terão uma estreia complicada, enfrentando as canadenses Gabriela Dabrowski e Sharon Fichman, dupla cabeça de chave número 7 da competição. Apesar da partida complicada, tanto Luisa quanto Laura se mostraram muito confiantes, afirmando que acreditam que podem vencer qualquer dupla da competição. Luisa Stefani fará dupla, também, com Marcelo Melo, representando o Brasil nas duplas mistas da competição e a chave deverá ser sorteada nos próximos dias, com os jogos acontecendo a partir do meio da semana que vem.