Em meio à pandemia, o projeto Tênis para Todos Paraisópolis ano III chega de forma virtual e presencial aos alunos da comunidade.
O projeto, realizado em parceria com a Escola Municipal Dom Veremundo Toth, localizada na segunda maior comunidade de São Paulo, atende aos alunos de 6 a 14 anos de forma virtual e presencial.
Essa foi a forma encontrada pelo Instituto Cades (Instituto Cidadania através do Esporte), gestor do projeto, para dar seguimento ao terceiro ano das atividades em meio as dificuldades do retorno as aulas. Vídeos são gravados e enviados para os alunos que não estão nas aulas presenciais.
“Usamos materiais simples, como por exemplo, garrafa pet e bolinha de papel, que podem ser adaptados em casa. Também pensamos no espaço. Sabemos que a maioria dos alunos não tem muito espaço em casa, então procuramos trabalhar sempre em 2 ou 3 metros. Dessa forma, estamos conseguindo levar as atividades até os alunos. Já para os 35% de alunos que vão para a Escola, estamos ajudando no acolhimento e proporcionando atividades físicas individualizadas, obedecendo o distanciamento.” explica Joaquim Calmon (Prof. Joca), diretor técnico do Cades.
O Tênis para Todos Paraisópolis foi implantado em março de 2018 na comunidade e está em sua terceira edição, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Banco Itaú, Rede, Sul América e Credit Suisse, com aulas de Pré-Tênis com viés educacional. No primeiro ano, o projeto atendeu 540 crianças e 612 no segundo.