No último domingo (16), o paulista Igor Marcondes sagrou-se campeão do Challenger 50 de Blumenau. Assim como o final de 2021 para Igor, 2022 começou com uma final em torneio de nível Challenger, sua segunda na carreira e o paulista não decepcionou: venceu o argentino Juan Bautista Torres de virada, por 3/6, 7/5 e 6/1 em 2h19 de partida.
O jogo foi marcado por um domínio do argentino ao longo do primeiro set. Sacando muito bem e se impondo nos pontos com seu forehand, Torres não foi ameaçado pelo brasileiro na primeira parcial, sem ceder break-points e fechando em 6/3. O começo da segunda parcial não foi nada animador: Igor Marcondes teve seu saque quebrado e viu o argentino abrir 3/1. No entanto, o game seguinte do argentino foi terrível e o paulista devolveu a quebra de saque. Igor ainda confirmou seu saque com momentos nervosos para empatar a parcial em 5/5, quebrou o saque do argentino no game seguinte e fechou em 7/5.
Apesar do forte calor que atingiu o Tabajara Tênis Clube, com temperaturas de 33°C e sensação acima dos 40°C, o brasileiro saiu de um 0/40 no seu primeiro game de serviço em que parecia cansado e ganhou confiança. Logo no game seguinte, Igor quebrou o saque do argentino, que pediu atendimento médico de 3 minutos. Nem assim o argentino conseguiu esfriar o brasileiro, que voltou com tudo e fechou a última parcial em 6/1, garantindo o título.
Com o campeonato, Igor irá ganhar 50 pontos no ranking dos tenistas profissionais e entrará para o top 300 do mundo, sendo o 5° melhor brasileiro do ranking masculino. Enquanto isso, o argentino Torres ganhará 30 pontos.