A tão sonhada medalha de bronze aconteceu! Luisa Stefani e Laura Pigossi cravaram seus nomes na história do tênis brasileiro. Na disputa da medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a dupla brasileira bateu a forte dupla russa, formada por Veronika Kudermetova e Elena Vesnina, por 2 sets a 1, de virada, mantendo a tradição de jogaços emocionantes na trajetória para a primeira medalha olímpica do Tênis brasileiro. A melhor campanha, antes de Luisa e Laura, era de Fernando Meligeni, que foi quarto colocado nos jogos de Atlanta, em 1996.
A campanha da dupla brasileira foi moldada por jogos complicados e não poderia acabar de outra forma. As russas venceram uma equilibrada primeira parcial por 6/4, mesmo com a luta das brasileiras após um começo abaixo do esperado. No segundo set, Luisa e Laura mostraram a capacidade de luta e resiliência, rebatendo o placar do primeiro set, fechando o segundo a favor do Brasil e levando a disputa do bronze para o decisivo super tie-break. Mantendo o padrão de altas emoções nas partidas e viradas incríveis, as brasileiras deixaram a dupla russa abrir 9-5, tendo quatro chances de fechar o jogo e nesse momento a força mental e a capacidade de virada das duas entrou em ação – mais uma vez – e a dupla brasileira ganhou seis pontos consecutivos, fechando o desempate em 11 a 9.
O caminho de Luisa Stefani e Laura Pigossi foi um dos mais complicados da competição: na estreia pegaram as canadenses Sharon Fichman e Gabriela Dabrowski, cabeças-de-chave número sete. No segundo jogo, a primeira virada espetacular, as tchecas Marketa Vondrousova (prata nas simples) e Karolina Pliskova (vice-campeã de Wimbledon neste ano) foram as adversárias. Nas quartas, bateram as americanas e cabeças número quatro Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula. A derrota para as suíças Belinda Bencic e Viktorija Golubic foi dura, principalmente da forma como aconteceu, mas passou longe de ofuscar a campanha surpreendente de Luisa e Laura.
A medalha inédita para o tênis brasileiro representa um feito enorme, ainda mais para o tênis feminino na América do Sul. Luisa Stefani e Laura Pigossi venceram a terceira medalha para as mulheres sul-americanas no esporte – Gabriela Sabatini foi prata em Seul-1988 e Paola Suarez/Patrícia Tarabini foram bronze em Atenas-2004. A Federação Paulista de Tênis parabeniza Luisa e Laura, nossas atletas, pela conquista. Vocês foram gigantes, meninas!