São Paulo, 28 de agosto de 2016— Sem perder um set ao longo do torneio Natalia Mayara, na chave feminina, e Carlos Santos, no masculino, repetiram a façanha nas finais e ficaram com os títulos de simples nas suas categorias, na Copa Brasil de Tênis para Cadeirantes.
O torneio aconteceu de 25 a 28 de agosto no tradicional Esporte Clube Pinheiros e contou com 54 atletas inscritos e nove categorias premiadas. A entrada foi gratuita durante todos os dias da competição.
Na grande final de simples feminina, Natalia Mayara, hoje melhor brasileira no ranking mundial na 25ª posição, se sagrou campeã após a sua adversária Rejane Candida sentir fortes dores no braço direito e se retirar da partida no quinto game do primeiro set. As finalistas, que treinam juntas há dez anos e também disputam duplas lado a lado há seis, tiveram o primeiro duelo da tempora nesta final de domingo (28).
“Foi uma semana de muito aprendizado e de muito foco, também pensando nas Paralimpíadas. Tive jogos bons aqui e no final a minha parceira acabou se lesionando”, comentou Mayara.
Com a vitória na Copa Brasil de Tênis para Cadeirantes Mayara garantiu 55 pontos no ranking mundial e Candida, atual segunda melhor classificada do país no ranking da Federação Internacional de Tênis no 39ª colocação, ficou com 42 pontos pelo vice-campeonato.
Na chave masculina outro atleta da seleção brasileira de tênis em cadeira de rodas saiu com o título do saibro do Esporte Clube Pinheiros. Carlos Santos, mais conhecido como “Jordan”, precisou de pouco menos de uma hora para derrotar Rafael Medeiros com as parciais de 6/3 6/0. Com a vitória Santos, atual segundo melhor do Brasil na modalidade e 32º do mundo conquistou 95 pontos no ranking internacional e Medeiros, hoje terceiro do Brasil 38º no ranking internacional, garantiu 67 pontos.
“Estou feliz por mais um título este ano e mais um título consecutivo”, disse Santos que empatou a série de confrontos contra Medeiros na temporada em 2-2. “Ótimos pontos para somar no meu ranking para ver se nas Paralimpíadas eu consigo fugir dos cabeças de chave na primeira rodada”, completou Santos.
A Copa Brasil de Tênis para Cadeirantes tem o patrocínio da Nextel, sendo realizada através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo/Governo do Estado de São Paulo. O torneio tem as chancelas da Federação Paulista de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Internacional de Tênis. A organização é da Associação Itapirense de Judô, Esportes e Cultura.
Confira abaixo a lista de campeões e vices em todas as categorias da Copa Brasil de Tênis para Cadeirantes:
Feminino Simples
Natalia Mayara-campeã- 55 pontos
Rejane Candida-vice-campeã- 42 pontos
Feminino Duplas
Natalia Mayara/Rejane Candida-campeã- 45 pontos
Meirycoll Duval/ Ana Caldeira-vice-campeãs- 32 pontos
Women’s Consolation Simples
Marisa Ferreira-campeã- 10 pontos
Thalia da Conceição-vice-campeã- 5 pontos
Masculino Simples
Carlos Santos-campeão- 95 pontos
Rafael Medeiros-vice-campeão- 67 pontos
Masculino Duplas
Rafael Medeiros/Daniel Rodrigues-campeões- 55 pontos
Carlos Santos/Maurício Pommê-vice-campeões- 42 pontos
Men’s Second Draw
Rodrigo Lima-campeão- 18 pontos
Lucio Umeki-vice-campeão- 10 pontos
Men’s Second Duplas
Fabio Souza/Renato Melo–campeões- 0 ponto
Victor Wang/João Takaki-vice-campeões- 0 ponto
Men’s Consolation Simples
Adair Salvador-campeão- 12 pontos
Victor Wang-vice-campeão- 6 pontos
Juvenil Simples
Jucelio Torquato-campeão- 20 pontos
Fabio Bernardes-vice-campeão- 15 pontos