Luisa Stefani e Laura Pigossi entraram em quadra no Ariake Tennis Park nesta quinta-feira em confronto que valia vaga na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio contra a dupla suíça formada por Belinda Bencic e Viktorija Golubic. Apesar do começo avassalador da dupla brasileira, as suíças conseguiram entrar no jogo e buscaram a virada, vencendo por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3 em 1h35min de partida.
Luisa e Laura começaram com tudo, abrindo 4 a 0 nos primeiros games, perdendo apenas dois pontos até o quarto game. No entanto, Bencic e Golubic mudaram o jogo, começaram a dominar as trocas e até salvaram um set point da dupla brasileira, conseguindo fechar o primeiro set em 7 games a 5. No segundo set, o jogo estava equilibrado até o sexto game, quando as suíças conseguiram quebrar o saque das brasileiras e confirmaram todos os saques, fechando a segunda parcial em 6 a 3.
Apesar da derrota, a campanha da dupla brasileira ainda não acabou: nossas meninas vão disputar a medalha de bronze na madrugada de sábado (horário de Brasília) contra a dupla do Comitê Olímpico Russo, formada por Elena Vesnina e Veronika Kudermetova. Caso vençam a partida e a medalha, Luisa e Laura serão as primeiras medalhistas da história do tênis brasileiro nos Jogos Olímpicos. A dupla da Suíça, por sua vez, enfrentará na disputa do ouro as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, cabeças 1 da competição.
Vocês foram GIGANTES, Luisa e Laura! Com medalhas ou sem, a campanha foi e será histórica para o Tênis brasileiro, empatando, no mínimo, o quarto lugar de Fernando Meligeni em Atlanta-1996 e o melhor desempenho da história do Tênis Feminino nas Olimpíadas.