Com dois paulistas na equipe, Brasil é campeão do Sul-Americano 16 anos

Com dois paulistas na equipe, Brasil é campeão do Sul-Americano 16 anos

Durante a última semana foi disputado o torneio Cosat Sul-Americano 16 anos, na cidade de Assunção, no Paraguai. A equipe masculina, com os paulistas Henrique Brito e Luis Felipe Sandoval, se classificou para a final do torneio contra o time da Argentina e teve trabalho para conquistar a medalha de ouro da competição, vencendo por 2 partidas a 1. No feminino, contando com a presença da paulista Olívia Carneiro, o Brasil acabou derrotado pelo time chileno por 2 a 0 na disputa da medalha de bronze, ficando de fora do pódio e sem vaga para o Mundial da categoria.

A final masculina não começou como desejado: Luis Felipe Sandoval foi derrotado pelo argentino Gonzalo Zeitune por 6/3 e 6/1. Matheus Lima deixou o confronto empatado após a vitória contra Nicolas Eli, por 7/6(5) e 6/4. Nas duplas, valendo a medalha de ouro, o Brasil levou a melhor, com Henrique Brito e Matheus Lima vencendo Nicolas Eli e Gonzalo Zeitune por 6/3 e 7/5.

No feminino, o Brasil enfrentou o Chile, valendo a medalha de bronze da competição e a última vaga para o Mundial da categoria até 16 anos. Apesar da forte tentativa das nossas meninas, as chilenas saíram vitoriosas do confronto: Antonia Vergara bateu Gabriela Felix por 6/2 e 6/3 e Martina Pavissich superou Carolina Laydner por 6/3, 5/7 e 6/2.

Os três melhores colocados das chaves masculina e feminina do Sul-Americano 16 anos garantiram vaga para o Mundial da categoria. Com isso, os países classificados para o Mundial 16 anos, que será disputado na semana do dia 28 de setembro, em Antália, na Turquia, são:

MASCULINO: Brasil, Argentina e Chile

FEMININO: Argentina, Peru e Chile