Com tenista da FPT, Brasil é campeão do Sul-Americano 12 anos Feminino e medalha de Bronze no Masculino

Com tenista da FPT, Brasil é campeão do Sul-Americano 12 anos Feminino e medalha de Bronze no Masculino

Disputado em Lima, no Peru, o Sul-Americano 12 anos por equipes aconteceu entre os dias 12 e 17 de julho, no Clube Ranconada. Mostrando a força do tênis local, a equipe feminina, capitaneada por Santos Dumont e composta pela tenista da Federação Paulista Victoria Barros, do Instituto Tênis, Ana Cruz (RS) e Beatriz Rodrigues (AM), sagrou-se campeã do torneio de maneira invicta, batendo todos os adversários da fase de grupo por 3 a 0 (duas vitórias nas simples e uma nas duplas). Na final, as brasileiras venceram a forte equipe boliviana na final pelo placar de 2 a 0. Victoria Barros, tenista da FPT, foi um dos grandes destaques da competição, entrando em quadra em todos os confrontos e fechando a última partida decisiva de simples, que garantiu a medalha de ouro para o Brasil.

(Crédito: Victoria Barreto – Acervo Pessoal)

No masculino, por sua vez, a equipe capitaneada por Eduardo Catharino Gordilho e composta por Rafael Gama (PR), Frederico Cabral (DF) e Felipe Mamede (DF) ficou com a medalha de bronze da competição, batendo as seleções de Paraguai e Bolívia por 3 a 0, Chile de virada por 2 a 1 e acabou derrotada na última rodada da fase de grupos para a forte equipe da Colômbia. Na disputa da medalha de bronze, os garotos superaram os peruanos por 2 a 1, garantindo o terceiro lugar da competição.

(Crédito: Victoria Barreto – Acervo Pessoal)

Todos os tenistas envolvidos no Sul-Americano 12 anos obtiveram suas primeiras experiências internacionais no tênis e com o auxílio dos capitães puderam acrescentar grandes aprendizados no começo de suas carreiras no esporte. Com o resultado conquistado, ambas as equipes se classificaram para a Copa Cosat, torneio que será realizado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, em outubro, envolvendo os melhores times do continente.