No último sábado (8), o time Brasil entrou em quadra contra o Peru pelo título do Sul-Americano 12 anos, disputado em Salinas, no Equador. O confronto acabou com vitória e primeiro lugar para os jovens brasileiros que, além do título, ganharam vaga para a Copa COSAT 12 anos, a qual será disputada em novembro na Bolívia.
No masculino, a vitória veio por 2 a 0 para o time formado somente por paulistas. Nicolas Duarte abriu o confronto vencendo Min Gook Cho por 7/5 e 6/3. Na sequência, Miguel Ferraz bateu Luis Berrocal pot 7/6 e 6/0, garantindo a medalha de ouro para o Brasil.
No entanto, o time feminino precisou das duplas para vencer por 2 a 1. Flavia Cherobim venceu a primeira partida contra Rafaela Gomez por 6/4 e 6/2. Clara Coura acabou derrotada por 6/4 e 6/2 para Abril Tume e a definição do campeão feminino ficou para as duplas. Flavia e a paulista Manuela Banietti foram às duplas e venceram por 6/3 e 6/2 as peruanas Gomez e Tume.
Parabéns aos jovens tenistas brasileiros, em especial aos paulistas Dante Monte, Manuela Banietti, Miguel Ferraz e Nicolas Duarte – além do capitão Eder Barboza – que mostraram toda a força do tênis nacional ao longo da semana no Equador!