Bia Haddad Maia é finalista do Australian Open

Bia Haddad Maia é finalista do Australian Open

A paulista Beatriz Haddad Maia, de 25 anos, cravou seu nome na história do tênis brasileiro. Na noite de quarta-feira (26), a dupla formada por Bia e a cazaque Anna Danilina bateu as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara, cabeças de chave número 2, por 6/4, 5/7 e 6/4, chegando à final do Australian Open.

Com isso, Bia se torna a primeira brasileira a alcançar uma final de Grand Slam nas duplas femininas na era aberta – a última brasileira a conquistar esse feito foi Maria Esther Bueno, no US Open de 1968 – e também será a primeira brasileira a chegar numa final de Australian Open desde Maria Esther, em 1965.

A parceria com Danilina tem rendido muitos frutos, já que a dupla, que se juntou por uma desistência da parceira de Bia para o WTA 500 de Sydney, foi campeã deste torneio e agora chega à final do primeiro Slam do ano. Além das nove vitórias seguidas, os resultados geraram uma ascensão meteórica no ranking de duplas, no qual Bia (até semana passada) estava fora do top 400 e agora figurará entre as 50 melhores duplistas do mundo.

No entanto, as adversárias na final serão as principais favoritas ao título da competição: as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, atuais vice-campeãs do torneio. Mesmo assim acreditamos que Bia e Danilina têm condições de surpreenderem as tchecas, assim como fizeram ao longo dos últimos nove jogos que fizeram. A final está marcada para a madrugada de sábado para domingo, às 1h (horário de Brasília).