A paulista Beatriz Haddad Maia venceu seu primeiro jogo na chave principal do Australian Open. De virada, a brasileira número 83 do ranking bateu a jovem norte-americana de 20 anos Katie Volynets, que furou o quali, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/3 em 2h10 de partida.
Com a vitória, Bia chegou a quinta vitória em chave principal de Grand Slam, nível de torneio o qual a brasileira não participava desde 2019. Na Austrália, a brasileira sempre passou da primeira rodada e nessa madrugada não foi diferente. Com a vitória, Bia soma mais 70 pontos no ranking da WTA e se vinga da americana, que venceu o confronto entre as duas no quali de Wimbledon no ano passado. Neste começo de temporada, a brasileira venceu o WTA 500 de Sydney nas duplas no último sábado.
Na próxima fase, Bia enfrenta a ex-número 1 do mundo Simona Halep, atual 15ª colocada no ranking. Na estreia, Halep venceu a polonesa Magdalena Frech por 6/4 e 6/3. O único duelo entre Bia Haddad e Halep foi em Wimbledon 2017, em que a romena venceu por 2 sets a 0.
O jogo
O começo da partida não foi nada bom para a brasileira. Com a americana mais sólida, Bia Haddad teve seu saque quebrado duas vezes e viu Volynets abrir 4/0. Bia teve uma boa recuperação e quebrou o saque da americana para fazer 3/4, mas não conseguiu confirmar seu serviço no game seguinte e viu Volynets fechar a primeira parcial em 6/3.
No segundo set, a americana conseguiu a primeira quebra de serviço para fazer 2/1. No entanto, Bia teve seu melhor momento da partida a partir disso e venceu cinco games seguidos, sendo mais agressiva com as devoluções e nos pontos em geral, vencendo o segundo set por 6/2.
O terceiro set começou muito bem para a brasileira, que quebrou o saque de Volynets e abriu 2/0. Mesmo após permitir o empate, a paulista voltou a quebrar o saque da americana e abriu 4/2. Errando menos, Bia Haddad conseguiu manter seu serviço e fechou o terceiro set em 6/3. Grande vitória para a brasileira!