Bia Haddad é vice-campeã do Australian Open

Bia Haddad é vice-campeã do Australian Open

A tenista paulista Beatriz Haddad Maia fez história em Melbourne. No entanto, a primeira brasileira a chegar numa final de Australian Open na Era Aberta acabou derrotada na final, ao lado da cazaque Anna Danilina, pelas principais favoritas ao título, as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, por 2 sets a 1, parciais de 6/7, 6/4 e 6/4.

Com o campeonato do Australian Open, a dupla tcheca chega a quarta conquista de Grand Slam, sendo os outros três em Roland Garros (2021 e 2018) e Wimbledon (2018). Bia, por sua vez, entrará para o top 50 no ranking de duplas da WTA, fato inimaginável até três semanas atrás, já que a brasileira se encontrava fora do top 400.

O jogo

Bia Haddad e Danilina começaram o jogo muito bem e quebraram o saque das tchecas logo no terceiro game. As atuais campeãs olímpicas conseguiram devolver a quebra de saque no oitavo game, empatando o jogo em 4/4. Os saques foram mantidos e o set foi decidido no tie-break, em que Bia e Danilina abriram 6 a 0, fechando o primeiro set em 7/6, com 7 a 3 no desempate.

Entretanto, a partir do segundo set, as tchecas elevaram o nível de jogo e buscaram a virada. No primeiro game do set já conseguiram a quebra e mantiveram até fecharem em 6/4. No set decisivo a quebra aconteceu no quinto game e o placar foi o mesmo do set anterior.

Mesmo com o vice-campeonato é válido ressaltar como Bia Haddad e Danilina surpreenderam o tênis feminino nas últimas semanas, começando pelo título do WTA 500 de Sydney na semana anterior ao Australian Open e depois com o resultado fantástico em Melbourne.