Brasil terá 11 representantes na chave principal de Roland Garros; 5 são paulistas

Brasil terá 11 representantes na chave principal de Roland Garros; 5 são paulistas

O ano de 2024 segue sendo histórico para o tênis brasileiro! Nessa sexta-feira (24), com a definição das últimas vagas em Roland Garros, o Brasil alcançou a marca de 11 tenistas presentes na chave principal da competição – sendo 6 atletas na chave de simples e 5 em duplas.

Em simples, o Brasil será representado pela paulista Beatriz Haddad Maia (14ª colocada no ranking e semifinalista em 2023) e o paranaense Thiago Wild (58º colocado no ranking), que entraram pelo ranking. Além deles, furaram o qualifying do Grand Slam francês o cearense Thiago Monteiro (84º do ranking), e os paulistas Gustavo Heide (174º), Felipe Meligeni (136º) e Laura Pigossi (117ª). Os 4 tiveram que vencer 3 partidas para garantirem vaga na chave principal do torneio e, com isso, confirmaram o maior número de representates brasileiros na chave de simples de Roland Garros desde 1988.

Nas duplas femininas teremos a presença da paulista Luisa Stefani (10ª do ranking),ao lado da holandesa Demi Schuurs, a carioca Ingrid Martins (52ª do ranking), ao lado da britânica Olivia Nicholls. No masculino, a dupla 100% brasileira formada por Rafael Matos (42º) e Marcelo Melo (37º) estará presente, além de Fernando Romboli (89º), que jogará ao lado do húngaro Fabian Maroszán.

Na tarde de domingo (26), a paulistana Laura Pigossi fez sua partida contra a ucraniana Marta Kostyuk (20ª colocada no ranking e 18ª cabeça-de-chave) da competição. Em uma partidaça, a brasileira chegou a abrir 4/0 no terceiro set, mas sofreu a virada após a paralisação da partida por causa da chuva, perdendo por 7/5, 6/7 e 6/4, em 3h15 de jogo. Continuando a participação dos brasileiros nas já iniciadas chaves de simples, Gustavo Heide, Thiago Monteiro, Thiago Wild e Beatriz Haddad Maia acabaram derrotados em suas partidas de estreia e deram adeus à competição.

O Brasil não tinha 4 representantes masculinos numa chave principal de Grand Slam desde o US Open de 2011, quando contou com a presença de Thomaz Bellucci, Ricardo Mello, Rogério Dutra Silva e João Souza. Além disso, Roland Garros de 1988 foi o ano em que 7 brasileiros jogaram a chave principal. Parabéns aos 11 brasileiros que nos enchem de orgulho a cada partida. Que esse sucesso inspire as gerações futuras e solidifique ainda mais o nosso lugar no cenário do tênis mundial.