Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro acontecerá um dos mais disputados torneios de Beach Tennis do Brasil. A Copa das Federações acontecerá em Biguaçu (SC) e contará com a presença de 21 dos 26 estados filiados à Confederação Brasileira de Tênis. E é claro que São Paulo estará presente.
Nossos atletas viajam entre quinta (28) e sexta-feira (29) para Santa Catarina, para o sorteio das chaves. Os jogos terão início no sábado (30) e serão disputados na Arena Maniacs, um dos maiores complexos de Beach Tennis do mundo. Com as 21 federações presentes, o número de atletas inscritos na competição é de 644 praticantes, variando entre as categorias profissional, amadora A, B e C, além das categorias sub-14, acima dos 40 e acima dos 50 anos.
As disputas acontecem como na Copa Davis ou na Billie Jean King Cup, assim como na Copa do Mundo de Beach Tennis, também. Cada federação jogará uma melhor de três partidas: a primeira a entrar em quadra é a dupla feminina, seguida pela masculina e, para fechar, a dupla mista. O título é conquistado pela federação que somar mais pontos pela colocação obtida em cada categoria.
A Federação Paulista acumula ótimos resultados na Copa das Federações, sendo campeã geral uma vez (2017) e três vezes vice-campeã da competição (2016, 2018 e 2019). A Federação Gaúcha acumula a maior quantidade de títulos, já que é tricampeã. Em 2015, ano de estreia do torneio, não houve um campeão geral.
Entre os jogadores de destaque, teremos a presença do paulista e tricampeão mundial pelo Brasil, Thales Santos.